• “Em 15 de setembro de 2016, o tufão Meranti, o mais forte já registrado, atingiu a cidade de Xiamen a 173 km/h.

    Apesar de o governo local recomendar à população que ficasse em casa, nossa gerência permaneceu em nossa usina para assegurar que todas as medidas de segurança estavam sendo aplicadas. Como esperado, a nossa usina não foi poupada da devastação do tufão.

    Felizmente, nossos funcionários se mobilizaram e entraram em ação para o trabalho de recuperação. Por meio da combinação dos nossos esforços e atitude positiva, fomos a primeira usina em Xiamen a se recuperar da crise”.

  • “Parte de melhorar o que fazemos está em saber onde erramos, o que continuar fazendo e o que evitar repetir.

    É por isso que implementamos um sistema de documentação sobre nossos testes e experimentos de P&D, que inclui até as informações mais insignificantes, não importando se elas são relevantes ou não.

    Mesmo que este seja um sistema que exija muita disciplina e comprometimento, sabemos que é a coisa certa a fazer para que as futuras gerações de pesquisadores se beneficiem dos dados da pesquisa e dos resultados”.

  • “Certa vez, na China, um dos nossos principais clientes para papel de impressoras fez um pedido de um produto que pesava entre 79-80 gramas por peça.

    Naquela época, parecia ser uma tarefa impossível, visto que o padrão do setor permitia uma variação de 2 gramas. Após várias rodadas de brainstorming, testes e ajustes, conseguimos fazer algo inédito - otimizar as nossas máquinas de papel e produzir papel de 79,5 gramas por peça.

    Nosso cliente estava tão feliz que aumentou os pedidos em quase 10 vezes...”

  • “Um cliente reclamou sobre a qualidade dos nossos produtos e exigiu uma compensação. Como não conseguimos chegar a um acordo, o relacionamento deteriorou-se rapidamente e logo ele parou de comprar conosco.

    Nossas tentativas de restabelecer o relacionamento falharam. Apesar disso, meu superior me aconselhou a não desistir.

    No devido tempo, compreendi as necessidades do cliente e finalmente chegamos a um entendimento. Este cliente se tornou nosso parceiro regular desde então”.

  • “Como gerente de logística, eu muitas vezes interajo com as empresas de transporte. O chefe de uma dessas empresas frequentemente me convidava para jantar, mas eu recusava todas as vezes. 

    Um dia, ele enviou uma encomenda para a minha casa. Quando eu abri, estava cheia de dinheiro! Apesar de não saber quanto dinheiro havia lá, eu sabia exatamente o que fazer – recusar e devolver a ele.

    Minha função e meus valores foram sempre claros – agir sem medo ou favorecimento”.

  • “A equipe de projeto da PO&G em Rizhao estava lidando com dois grandes eventos em maio de 2016: Uma reunião entre o Presidente e um alto funcionário da província de Shandong e a assinatura do acordo de investimento para o Projeto de Utilização Abrangente de Energia Limpa de Rizhao.

    Como todos estavam muito ocupados e o tempo estava se esgotando, a equipe do projeto solicitou ajuda à Asia Symbol de Shandong. Felizmente, a Asia Symbol estava totalmente disposta; e em um curto período de tempo, conseguimos criar uma equipe de vários departamentos para gerenciar os eventos com êxito.

    A velocidade em que as coisas aconteceram e a maravilhosa sinergia resultante da colaboração entre diferentes unidades de negócios reforçou a importância do trabalho em equipe”.

  • “Quando o PM1 iniciou suas operações, tratava-se de um enorme projeto que exigia a colaboração entre diversas partes. Estávamos gerenciando as operações de PM2 simultaneamente.

    Quando o PM2 se deparou com problemas inesperados, ficou difícil coordenar os recursos necessários, visto que todos já estavam sobrecarregados. Até surgiram desentendimentos entre os técnicos de laboratório e os operadores do sistema de controle de distribuição.

    Felizmente, ao colocar as necessidades da empresa acima de nossas próprias, conseguimos trabalhar juntos e evitar uma crise”.

  • “Em 1998, houve uma série de protestos em Kerinci, Riau. Propriedades da APRIL foram queimadas, saqueadas e destruídas. Um civil foi até esfaqueado no caos. Foi uma situação perigosa.

    Naquela noite, às 02:00, recebi um telefonema do meu superior pedindo que eu fosse ao local para acalmar a situação. Eu estava apreensivo, mas também determinado a fazer o meu melhor.

    Trabalhamos com as autoridades locais e, no final das contas, chegamos a um acordo com os manifestantes. A família do civil foi compensada e a RAPP ajudou a reconstruir a área”.

     

  • “Na expectativa de uma colheita grande de palma, solicitei à minha equipe que contratassem mais pessoas para resolver a escassez de mão de obra. Embora tenhamos feito muitas contratações, os novos funcionários começaram a se demitir, um após o outro, alegando que a nossa cota diária de 3 toneladas/dia era uma meta impossível.

    Nossa sugestão para usar o riquixá de colheita (panen becak) foi inicialmente rejeitada devido à falta de familiaridade com o equipamento. No entanto, nós insistimos e conseguimos convencer um funcionário a usar o riquixá em caráter experimental.

    Este funcionário conseguiu colher cerca de 4,8 toneladas/dia e obteve uma renda maior. Em breve, outros funcionários pediram para transformar suas motocicletas em riquixás colheitadeiras”.

  • “Um dia, recebi um telefonema de um amigo que tinha acabado de voltar para a Indonésia. Na realidade, ele estava trabalhando para o nosso concorrente.

    No final da nossa conversa, ele me convidou para 'trabalharmos juntos'. Eu disse a ele que, embora tenha sido bom colocar a conversa em dia, eu não estava interessado em novas interações que envolvessem revelar informações sobre a empresa.

    Ele nunca mais telefonou”.

  • “Na Asia Symbol de Shangdong, a equipe de manutenção do cais realiza sessões de compartilhamento semanais conhecidas como ‘Um ponto de aprendizagem’.

    Durante estas sessões, um grupo partilha suas percepções e erros com os outros membros da equipe, proporcionando um ambiente seguro e valioso para todos aprenderem e crescerem juntos”.

  • “Nardi, um dos membros da minha equipe, é um rapaz de origem humilde e tinha interrompido o ensino fundamental.

    No entanto, ele estava determinado a ter sucesso e trabalhou em uma plantação de palma para financiar seus estudos. Ele foi para a faculdade com uma bolsa da Fundação Tanoto. Após a formatura, Nardi juntou-se à APRIL e está conosco há 3 anos.

    A empresa o preparou, oferecendo-lhe oportunidades de viajar para o exterior para aprender, bem como para representar a empresa. Ele é um recurso valioso para a nossa equipe”.